SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM
PÚBLICO:
8º e 9º anos do Ensino Fundamental;
OBJETIVO:
Reconhecimento dos elementos que compõem a narrativa e sua funcionalidade
social;
CONTEÚDO:
Leitura do texto “Pausa” de Moacir Scliar e análise dos elementos narrativos;
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES:
- Reconhecer o gênero;
- Inferir elementos da
narrativa;
- Analisar
características do conto “Pausa” de Moacir Scliar;
- Identificar elementos
intertextuais e interdiscursivos que perfazem o sentido do texto em questão.
No que se refere à
primeira estratégia (ativação de conhecimento de mundo), antecipação ou
predicação (checagem de hipóteses) é proposto:
- Discussão em grupo
sobre os significados relacionados ao título “Pausa”. Por exemplo, a
apresentação do verbete com seus diferentes significados e o levantamento de
hipóteses significativas em relação ao conteúdo do texto.
Em relação à segunda
estratégia (localização de informação, comparação de informação, generalização)
pode ser proposta a seguinte atividade:
- Você já conhecia as
palavras cais, guindaste e barcaça?
Caso não as conheça pesquise seus significados em um dicionário. A qual local
essas palavras se remetem?
- Localize no texto um
trecho que indique uma atividade rotineira, que faz parte do nosso cotidiano.
Já, em relação à
produção de inferências locais e globais, o professor pode, oralmente, resgatar
a partir das duas perguntas supracitadas ao que se referem, procurando
recuperar, concomitante, o contexto social de produção e como os elementos
(inter) agem para a construção de imagens futuristas e surrealistas.
- Recuperação do
contexto de produção, definição de finalidades e metas das atividades de
leitura.
SEMIÓTICA:
- Análise superficial;
- Análise da narrativa;
- Análise profunda.
Perguntas como quem
escreveu, onde foi divulgado, para quem e qual a intenção, podem recuperar o
contexto de produção do texto.
Ademais, esse texto
deve ser explorado, levando em consideração questões que suscitam a reflexão do
aluno sobre o cotidiano na vida moderna em face da tecnicidade e objetividade
de Samuel, em contrapartida à subjetividade da personagem “Izidoro”.
É importante
proporcionar questionamentos a cerda da dualidade identidária da personagem, o
que isso resulta e qual a relação que pode estabelecida com os elementos do
texto.
No que tange aos
elementos textuais e discursivos, podemos trazer em sala de aula outros textos,
tais como:
- A música “Cotidiano”
de Chico Buarque;
- Imagens, por exemplo, “O Pensador” de
Rondin, para apreciação e análise reflexiva.
E, a análise do
discurso que revela o texto em termos paradoxais, da velocidade frenética a uma
materializada tranquilidade envolta de paz e silêncio.
Salientando, que a
fazer o trabalho intertextual e interdiscursivo, já entramos na última
estratégia (percepção de outras linguagens, elaboração de apreciações estéticas
e/ou afetivas, elaboração de apreciação relativos à valores éticos e/ou
políticos.
Por: Willians Diniz Bigoto
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