quinta-feira, 13 de junho de 2013



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

PÚBLICO: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental;
OBJETIVO: Reconhecimento dos elementos que compõem a narrativa e sua funcionalidade social;
CONTEÚDO: Leitura do texto “Pausa” de Moacir Scliar e análise dos elementos narrativos;
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
- Reconhecer o gênero;
- Inferir elementos da narrativa;
- Analisar características do conto “Pausa” de Moacir Scliar;
- Identificar elementos intertextuais e interdiscursivos que perfazem o sentido do texto em questão.

No que se refere à primeira estratégia (ativação de conhecimento de mundo), antecipação ou predicação (checagem de hipóteses) é proposto:
- Discussão em grupo sobre os significados relacionados ao título “Pausa”. Por exemplo, a apresentação do verbete com seus diferentes significados e o levantamento de hipóteses significativas em relação ao conteúdo do texto.

Em relação à segunda estratégia (localização de informação, comparação de informação, generalização) pode ser proposta a seguinte atividade:
- Você já conhecia as palavras cais, guindaste e barcaça? Caso não as conheça pesquise seus significados em um dicionário. A qual local essas palavras se remetem?
- Localize no texto um trecho que indique uma atividade rotineira, que faz parte do nosso cotidiano.

Já, em relação à produção de inferências locais e globais, o professor pode, oralmente, resgatar a partir das duas perguntas supracitadas ao que se referem, procurando recuperar, concomitante, o contexto social de produção e como os elementos (inter) agem para a construção de imagens futuristas e surrealistas.
- Recuperação do contexto de produção, definição de finalidades e metas das atividades de leitura.

SEMIÓTICA:
- Análise superficial;
- Análise da narrativa;
- Análise profunda.

Perguntas como quem escreveu, onde foi divulgado, para quem e qual a intenção, podem recuperar o contexto de produção do texto.
Ademais, esse texto deve ser explorado, levando em consideração questões que suscitam a reflexão do aluno sobre o cotidiano na vida moderna em face da tecnicidade e objetividade de Samuel, em contrapartida à subjetividade da personagem “Izidoro”.
É importante proporcionar questionamentos a cerda da dualidade identidária da personagem, o que isso resulta e qual a relação que pode estabelecida com os elementos do texto.
No que tange aos elementos textuais e discursivos, podemos trazer em sala de aula outros textos, tais como:
- A música “Cotidiano” de Chico Buarque;
 - Imagens, por exemplo, “O Pensador” de Rondin, para apreciação e análise reflexiva.
E, a análise do discurso que revela o texto em termos paradoxais, da velocidade frenética a uma materializada tranquilidade envolta de paz e silêncio.
Salientando, que a fazer o trabalho intertextual e interdiscursivo, já entramos na última estratégia (percepção de outras linguagens, elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas, elaboração de apreciação relativos à valores éticos e/ou políticos.

 Por: Willians Diniz Bigoto

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