domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem – Conto “Pausa” de Moacyr Scliar

  1. Público Alvo
8ª série/ 9º ano

  1. Objetivo
Reconhecimento da tipologia narrativa – conto e crônica – contemplando as estratégias de leitura segundo Roxane Rojo

  1. 3.      Ativação de Conhecimento de mundo e localização e/ou cópia de informação e definição de finalidades e metas da atividade de leitura
  • Nesta etapa, o aluno pesquisará notícias de jornal que lhes tenham chamado atenção (pitorescas ou chocantes)
  • De acordo com Rojo, o leitor está constantemente buscando e localizando informações relevantes para armazená-la, portanto, neste momento, o aluno começará a buscar referências para o estudo proposto.
  • Após a pesquisa dos alunos, haverá um momento para a socialização, no qual os alunos farão comentários sobre as notícias que trouxeram.
  • Ainda de acordo com as estratégias de Rojo, o professor aproveitará o momento em questão para ativar os conhecimentos de mundo dos alunos, preparando-os para a leitura do texto. (O professor fará provocação acerca das situações do cotidiano: atitudes estranhas, reações que chegam a ser animalescas e fuga da realidade)
  • Sendo a literatura a representação das atitudes humanas em todas as suas dimensões, o professor definirá as finalidades de metas da atividade de leitura, demonstrando aos alunos a diferença de conto e crônica, dando ênfase à semelhança dos gêneros e como se aproximam da vida real (fazer, aqui, uma relação com a notícia)

  1. 4.      Antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades do texto; checagem de hipóteses; comparação de informações; generalização; produção de inferências locais e globais
  • Nesta etapa, o professor apresentará o texto “Pausa” de Moacyr Scliar aos alunos sem revelar o seu gênero. A primeira pergunta que poderá ser abordada é o porquê da fuga constante do personagem principal.
  • Espera-se que, aqui, o aluno levante hipóteses da pergunta proposta e revele o que entendeu das propriedades do texto: é um conto ou uma crônica?
  • Após as respostas dos alunos, o professor explicará que se trata de um conto, enfatizando as características que são próprias deste gênero.
  • Para fixar a compreensão do texto, serão propostas algumas que trabalham a interpretação no tocante à generalização bem como as inferências locais e globais.
A) Comprove com passagens do texto o cansaço inerente ao personagem principal (inferência local)
B) Observe a passagem abaixo
   "Guiava vagarosamente, ao longo do cais, olhando os guindastes, as barcaças atracadas"
De acordo com esse trecho, pode-se concluir que o personagem está em busca de uma vida mais serena, amena? Justifique.
C) Uma personagem que ganha destaque no início da narrativa é a mulher de Samuel. Na sua opinião, de que forma ela contribuía apara a "pausa" dele?

5.      Recuperação do contexto de produção de texto; percepção de relações de intertextualidade e interdiscursividade, percepção de outras linguagens
  • Ainda enfatizando a diferença entre conto e crônica, o professor apresentará aos alunos o autor Moacyr Scliar, gaúcho que fez percorrer sua escrita tanto no campo da crônica – escreveu, por muitos anos, crônicas no jornal "Zero Hora" de Porto Alegre e na Folha de São Paulo - como no campo do conto.
  • Após os alunos terem contato com a vida e a obra do notável autor, recuperar-se-á as notícias de jornal, mas agora no campo televisivo. O professor trabalhará a interdiscursividade trazendo os "bordões" dos apresentadores e a sequência sempre repetida desses jornais. Depois dessa interação, retomaremos o texto "Pausa" de forma a relacionar o nosso cotidiano repetitivo com o possível cotidiano repetitivo de Samuel. Será que nós também não queremos uma pausa?
  • No que se refere à intertextualidade, o professor dará como atividade de leitura complementar o texto "Passeio Noturno - Parte I" de Rubem Fonseca. Além de fixar mais uma vez as características do conto, o aluno poderá perceber a fuga semelhante do personagem deste conto com a de Samuel. Nesse momento, o professor poderá fazer uma roda de discussão.
  • Para que haja percepção de outras linguagens, o professor trabalhará como texto final a música – Cotidiano de Chico Buarque de Holanda.
  • Ainda na roda de discussão, o professor questionará aos alunos as semelhanças e diferenças do sentimento e atitudes em relação à rotina dos personagens do conto e da música (a rotina boa ou ruim)

  1. 5.      Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas e elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos
  • Mantendo a dinâmica da roda de discussão, o professor iniciará provocações acerca dos textos lidos, destacando o cotidiano que os alunos têm levado e quais são suas fugas.
      Algumas possíveis provocações:
A)    A internet é uma fuga entre os adolescentes? E os vídeos-game?
B)     Vocês conhecem o RPG? Seria uma fuga em busca da pausa.

 que se trata de um conto, enfatizando as caracter das propriedades do texto: :to.

STEFANI EDVIRGEM DA SILVA

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